terça-feira, 1 de setembro de 2009

Sérgio Guerra considera "um acinte" a urgência do pré-sal no Congresso

O pedido do presidente Lula para que os projetos do pré-sal sejam discutidos em regime de urgência é um acinte ao Congresso Nacional, afirmou o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), em discurso nesta terça-feira, no plenário do Senado.

Na hipótese do governo insistir no regime de urgência, o presidente do PSDB avisou: "O País tem energias que vão se somar e todos vamos enfrentá-lo".

O senador também criticou a postura do presidente Lula no lançamento do programa do pré-sal na segunda-feira. Para ele, o presidente Lula adotou uma postura irresponsável ao tratar a questão como sendo uma disputa entre o governo e a oposição. "Por que atacar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso? Por que agredir? Por que não fazer uma afirmação de futuro?", questionou da tribuna.

Na avaliação do tucano, o presidente montou um palanque "antecipando a estratégia eleitoral de sua fraca candidata". E, afirmou, "a candidata do presidente é o modelo do autoritarismo". Guerra avisou ao governo que não adianta tentar fazer a oposição "engolir" o modelo que foi discutido "por alguns poucos em portas fechadas".

Leia a íntegra do pronunciamento