quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Depoimento de técnicos do TCU provoca 1º embate na CPI

Folha de S.Paulo

FERNANDA ODILLA DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O depoimento de técnicos do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre auditorias feitas na refinaria Abreu e Lima (PE) gerou o primeiro embate direto entre governistas e oposicionistas na CPI da Petrobras.

Os auditores André Delgado e André Mendes informaram que a própria estatal reconheceu sobrepreço de R$ 64 milhões nas obras. Eles mostraram que a Petrobras está renegociando ao menos dois contratos de itens comprados a valor bem acima do mercado. Na execução da obra, alguns valores ficaram até 321% maiores que os previstos e outros mais baratos.

Segundo André Mendes, o consórcio vencedor ficaria hoje com um sexto lugar se analisados os valores dos itens já executados.

Os líderes governistas Romero Jucá (PMDB-RR), relator da CPI, e Ideli Salvatti (PT-SC), tentaram desqualificar os critérios usados pelos auditores ao apontar as irregularidades. Eles alegaram que o TCU segue uma legislação que não se aplica a uma empresa de economia mista como a Petrobras.

Tasso Jerreissati (PSDB-PE) comparou a estratégia ao julgamento da denúncia contra o ex-ministro Antonio Palocci (PT-SP) por quebra do sigilo fiscal do caseiro Francenildo Costa. Palocci foi inocentado. "É despropositada a tentativa de jogar para o TCU a responsabilidade pelas irregularidades", disse.

Íntegra para assinantes Folha de São Paulo