terça-feira, 1 de setembro de 2009

Auditor do TCU diz que licitações na Abreu e Lima têm irregularidades

Não é apenas a obra da refinaria Abreu e Lima que apresenta irregularidades. A própria licitação que determinou os executores da construção também foi realizada de forma suspeita. É o que disse há pouco o titular da secretaria de Obras do Tribunal de Contas da União, André Luis Mendes ao blog, minutos antes de iniciar seu depoimento na CPI da Petrobras que começa em instantes.

O auditor disse que vai mostrar as irregularidades na licitação durante apresentação de documentos na CPI. Ele não quis adiantar o tipo de suspeitas geradas no processo licitatório. A refinaria Abreu e Lima foi investigada até agora por duas auditorias do TCU.

A Petrobras contratou um consórcio de empresas para executar os serviços de terraplanagem da refinaria. O TCU apontou superfaturamento na obra cujos custos saltaram dos iniciais US$ 4 bi para US$ 12,2 bi.

Além de André Luis Mendes a CPI vai ouvir o auditor André Delgado. Outros dois depoentes, representantes da Pini Serviços de Engenharia não compareceram. A Pini participou das obras na refinaria Abreu e Lima. A CPI pretende ouvi-los na sessão da semana que vem, a sexta sessão da CPI da Petrobras desde a sua instalação ocorrida em maio.