quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PSDB quer cópias de auditoria feita pelo TCU no Comperj

A auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que apontou irregularidades no pagamento de uma verba indenizatória durante as obras do Complexo Petroquímico do Rio (Comperj) da Petrobras será requisitada para análise da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. Os documentos serão pedidos pelos deputados Otávio Leite (PSDB-RJ) e Edson Aparecido (PSDB-SP).

De acordo com Leite, o superfaturamento encontrado no pagamento de obras de terraplanagem do Comperj, 1.490% superior ao valor que deveria ter sido desembolsado pela estatal, "é profundamente preocupante". "Eu fiquei impressionado com os números porque nem 25% do cronograma de execução da obra foram cumpridos", disse o tucano. "Vamos pedir as cópias dos relatórios elaborados pelo TCU para aprofundar as investigações", afirmou o deputado.

De acordo com reportagem publicada hoje no jornal O Globo, técnicos do TCU identificaram o pagamento de R$ 25 milhões ao Consórcio Terraplanagem Comperj (CTC). Segundo o órgão auditor, a Petrobras não deveria ter pago mais do que R$ 1,5 milhão pelas obras. O CTC é composto pelas empresas Andrade Gutierrez, Norberto Odebrecht e Queiroz Galvão.

Nesta quarta a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou requerimento que convoca para depor o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Também foram aprovados requerimentos que convoca o presidente do TCU, Ubiratan Aguiar, um representante da Controladoria Geral da União e representantes das empresas do Consórcio Terraplanagem Comperj. A comissão é presidida pela tucano Silvio Torres (PSDB-SP).