quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Contrato prevê que Planalto guarde fitas por mais de 6 meses

Folha de São Paulo

Backup de sistema armazena imagens de visitas ao Planalto por período maior que o informado pelo GSI

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O edital de contratação da empresa Telemática Sistemas Inteligentes, responsável pela venda e instalação dos equipamentos de segurança no Palácio do Planalto, prevê que as gravações do circuito interno de TV sejam armazenadas por 30 dias, mas devendo ser apoiado por um sistema de backup, o que possibilita arquivar o que foi gravado por período maior.

O site "Contas Abertas", que teve acesso ao contrato, diz que ele também determina que os registros de acesso de pessoas e carros ao prédio que abriga a Presidência da República e a Casa Civil sejam guardados em um banco de dados com capacidade de armazenamento por no mínimo seis meses.

Semana passada, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) divulgou uma nota informando que não havia mais imagens de novembro e dezembro de 2008, período em que a ex-secretária da Receita Federal Lina Maria Vieira diz ter se reunido com a ministra Dilma Rousseff, que nega o encontro.

Segundo o GSI, o período de arquivamento é de cerca de 30 dias e, assim que o HD fica cheio, novas imagens substituem as antigas.

Íntegra para assinantes Folha de São Paulo