O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), protocolou no final da tarde de hoje (25) na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara cinco requerimentos que pedem a convocação, para depor, do ministro da Fazenda Guido Mantega, do secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, da ex-secretária do Fisco, Lina Vieira, da ex-chefe de gabinete dela, Iraneth Weiler e da secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra. O deputado ainda pretende requerer a convocação dos dirigentes da Receita Federal que na segunda-feira pediram demissão de seus cargos em protesto contra a exoneração de Lina Vieira, Iraneth Weiler e Alberto Amadei Neto.
Os requerimentos serão apreciados pela Comissão na reunião ordinária marcada para a manhã desta quarta (26). Ao justificar seu pedido de convocação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, o deputado tucano disse que ele, o ministro, precisa explicar as denúncias de ingerência política sobre o órgão, o que provocou a demissão de 12 dirigentes do Fisco, dentre eles o subsecretário de Fiscalização, Henrique Jorge Freitas da Silva.
Nesta terça o Diário Oficial da União publicou mais quatro exonerações. Marcelo Lettieri (coordenador-geral de Estudos, Previsão e Análise da Receita Federal) e os superintendentes regionais Altamir Dias de Souza, da 4ª Região (Pernambuco), Dão Real Pereira dos Santos, da 10ª Região (Rio Grande do Sul) e Eugênio Celso Gonçalves, da 6ª Região Fiscal (Minas Gerais) estão agora oficialmente afastados. Eles subscreveram uma carta ao secretário da Receita, Otacílio Cartaxo, expondo os motivos dos pedidos de demissão.










Assine nosso Feed