terça-feira, 25 de agosto de 2009

PSDB pede convocação de Mantega e de secretária exonerada

O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), protocolou no final da tarde de hoje (25) na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara cinco requerimentos que pedem a convocação, para depor, do ministro da Fazenda Guido Mantega, do secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, da ex-secretária do Fisco, Lina Vieira, da ex-chefe de gabinete dela, Iraneth Weiler e da secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra. O deputado ainda pretende requerer a convocação dos dirigentes da Receita Federal que na segunda-feira pediram demissão de seus cargos em protesto contra a exoneração de Lina Vieira, Iraneth Weiler e Alberto Amadei Neto.

Os requerimentos serão apreciados pela Comissão na reunião ordinária marcada para a manhã desta quarta (26). Ao justificar seu pedido de convocação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, o deputado tucano disse que ele, o ministro, precisa explicar as denúncias de ingerência política sobre o órgão, o que provocou a demissão de 12 dirigentes do Fisco, dentre eles o subsecretário de Fiscalização, Henrique Jorge Freitas da Silva.

Nesta terça o Diário Oficial da União publicou mais quatro exonerações. Marcelo Lettieri (coordenador-geral de Estudos, Previsão e Análise da Receita Federal) e os superintendentes regionais Altamir Dias de Souza, da 4ª Região (Pernambuco), Dão Real Pereira dos Santos, da 10ª Região (Rio Grande do Sul) e Eugênio Celso Gonçalves, da 6ª Região Fiscal (Minas Gerais) estão agora oficialmente afastados. Eles subscreveram uma carta ao secretário da Receita, Otacílio Cartaxo, expondo os motivos dos pedidos de demissão.