terça-feira, 25 de agosto de 2009

CPI começa a ouvir gerente de Implementação de refinaria suspeita

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras começou a ouvir o gerente-geral de Implementação de Empreendimentos para a Refinaria Abreu Lima, Glauco Colepicolo Legatti. Ele é um dos dois gerentes da estatal com depoimento previsto para esta terça. Depois dele falará o gerente de Engenharia de Custos e Estimativas de Prazos da Petrobras, Sérgio Santos Arantes. Ambos foram convocados a pedido do relator da CPI, Romero Jucá (PMDB-RR).

Senadores da oposição reclamam da falta de documentos, muitos deles "sonegados" pela Petrobras ao TCU, como acusou o senador Alvaro Dias (PSDB-PR). O tucano tentou suspender a sessão desta terça até que relatórios relativos à operação Castelo de Areia, da Polícia Federal, que investigou a obra da refinaria Abreu e Lima, pudessem chegar à CPI.

Um pedido do senador, porém, foi acatado pela presidência da CPI: a partir da semana que vem, as sessões acontecerão pela manhã e não mais no período da tarde. Segundo Alvaro Dias, várias agendas do Senado ocorrem à tarde o que prejudica o quórum da CPI.