quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Para entender

Folha de São Paulo

Painel

Para entender 1. Paulo Antenor de Oliveira, que esculhambou a gestão de Lina Vieira em entrevista ao programa "Entre Aspas", da Globonews, preside o Sindireceita, representante dos analistas tributários. Pouco depois de sua posse, Lina recebeu a direção do sindicato, que lhe apresentou uma antiga reivindicação: dar aos analistas a possibilidade de se tornarem auditores (a outra carreira da Receita) sem concurso. Ela respondeu que nem pensar.

Para entender 2.
Quando secretário da Receita no governo FHC, Everardo Maciel, outro que detonou Lina na bancada do "Entre Aspas", deu força silenciosa ao pleito do Sindireceita. Era tática para tentar enfraquecer o Unafisco, sindicato dos auditores.

Para entender 3. O grupo do Unafisco que ascendeu e caiu com Lina é hoje oposição no sindicato. O presidente, Pedro Delarue, foi eleito com o patrocínio de Jorge Rachid, cria de Everardo que comandou a Receita por cinco anos e meio no governo Lula, até ser substituído por Lina. Daí o fato de Delarue ser mais um a reclamar da "politização" que ela teria promovido.

Curioso. O habitualmente discreto Everardo é no momento o mais eloquente defensor do governo Lula na batalha contra Lina. Um ano atrás, ao nomeá-la, o ministro Guido Mantega (Fazenda) festejava ter sepultado a era Everardo-Rachid na Receita.

Câmeras. A Telemática, responsável pelo sistema de vigilância do Palácio do Planalto, presta serviços também ao BNDES, Tribunal Superior do Trabalho e à Petrobras.

Íntegra para assinantes Folha de São Paulo