segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Oposição cobra explicação de Dilma e ex-chefe da Receita

Ambas podem ser convocadas para depoimentos em comissões do Congresso

Folha de S. Paulo

Segundo Lina Vieira, ex-nº 1 do fisco, ministra pediu para agilizar investigação sobre Sarney; petista diz não ter havido encontro e diálogo

Da sucursal de Brasília

A oposição considerou graves as declarações da ex-secretária da Receita Federal Lina Maria Vieira à Folha, apontando interferência da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) em investigação do órgão nas empresas da família Sarney, e pretende convocar as duas para depor no Congresso. Já os governistas minimizaram as declarações e colocaram dúvidas sobre a versão de Lina.

Conforme publicou a Folha ontem, Lina diz ter sido chamada para um encontro a sós com Dilma em dezembro do ano passado, em que a ministra pediu que a devassa fosse concluída rapidamente.

A ex-secretária diz ter interpretado o pedido como um recado para encerrar a investigação. Dilma afirma que o encontro nunca ocorreu.

Em minoria na CPI da Petrobras, onde há requerimento de convite para Lina depor, a oposição já pensa em convocá-la e também Dilma para uma das comissões permanentes do Senado sob o seu controle -que poderiam ser Ciência e Tecnologia ou Constituição e Justiça.

Íntegra para assinantes