sexta-feira, 14 de agosto de 2009

PMDB indica nome para a BR Distribuidora

Folha de S. Paulo

FÁBIO ZANINI
VALDO CRUZ

O secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, José Lima de Andrade Neto, foi indicado para ser o novo presidente da BR Distribuidora e pode ser confirmado hoje no posto.

Neto é indicação conjunta do ministro Edison Lobão (Minas e Energia) e da bancada do PMDB no Senado, mas conta também com o aval da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sua nomeação no lugar de José Eduardo Dutra, que deve presidir o PT, sela a saída do partido do cargo, que o ocupa desde 2007.

O PT tinha a expectativa de fazer o sucessor de Dutra. Setores petistas não gostaram de ver um cargo tão importante nas mãos de um aliado de peemedebistas, ainda mais no atual momento de disputa entre os dois partidos no Senado, segundo a Folha apurou.

A relação de Lima Neto com o PMDB é recente, depois que foi escolhido por Lobão no ano passado para ocupar uma secretaria no Ministério de Minas e Energia por sugestão do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, com quem já trabalhou na estatal. O secretário é funcionário de carreira da Petrobras há 31 anos, mas, como costuma acontecer em cargos de alto escalão, tem padrinhos políticos.

Íntegra para assinantes