terça-feira, 18 de agosto de 2009

Lina Vieira aumentou fiscalização sobre os grandes

A ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira, durante sua gestão, focou o trabalho da Receita nos grandes contribuintes pessoas jurídicas e deu menos ênfase aos "os velhinhos e os aposentados", como disse. Segundo ela, graças a maior fiscalização sobre a pessoa jurídica, a Receita arrecadou mais de R$ 7 bilhões focando nas empresas. Ela também aumentou a fiscalização sobre o sistema financeiro, ou seja, os bancos.

A ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira, iniciou seu depoimento à CCJ com duas horas de atraso. Marcado para às 9h, só inciou por volta das 11h graças a manobras do governo, que tentou impedir seu testemunho. Lina Vieira iniciou o depoimento falando sobre sua formação profissional e como se qualificou para chegar ao posto de Secretária da Receita Federal.

Concursada, Lina foi secretária de Tributos do Estado do Rio Grande do Norte nos governos de Garibaldi Alves Filho e de Wilma Faria. Sua gestão foi marcada por êxitos e mereceu premios conferidos por federações de comércio e indústria. Além disto, em tese de mestrado de aluna da FGV, a administração de Lina à frente da secretaria do RN foi destaque como a melhor secretaria de tributos do Brasil, quando a sonegação foi reduzida e o atendimento ao contribuinte agilizado. Ela chegou a coordenar o Fórum Nacioal de Fiscalização dos Governos Estaduais.