quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Base intimida Lina com ameaças veladas

Folha de São Paulo

Governistas arrancam de ex-secretária declaração de que não sofreu pressão ao insinuarem que poderia ser acusada de prevaricar

Base desiste de contestar encontro; para oposição, depoimento de ex-chefe da Receita ajuda a colar em Dilma a pecha de mentirosa

VALDO CRUZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em vez de tentar desqualificar Lina Maria Vieira, a tropa de choque governista no Senado adotou uma tática de controle de danos. Pôs em segundo plano a existência do encontro no Planalto e procurou arrancar, por meio de ameaças veladas, declarações da ex-secretária da Receita de que não sofreu pressões da ministra da Casa Civil para engavetar auditorias nos negócios da família Sarney.

A estratégia começou antes do depoimento na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Lina afirmou a tucanos ter recebido nos últimos dias recados de que seria alvo de processo por crime de prevaricação -quando o servidor sabe de irregularidades e não denuncia.

Ontem, a estratégia teve continuidade. Os questionamentos de governistas tinham insinuações de que, se ela recebeu da ministra pedido para beneficiar a família Sarney, cometeu crime por omissão. "A sra. entende que incorreu em prevaricação por não ter levado [o pedido] a seu superior?", disse Almeida Lima (PMDB-SE).

Íntegra para assinantes Folha de São Paulo