quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Governistas devem apressar depoimento de Gabrielli

Folha de São Paulo

Senadores governistas querem que o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e o gerente executivo de Comunicação da estatal, Wilson Santarosa, sejam os primeiros a prestar depoimento na CPI da Petrobras como convidados. A estratégia foi acertada com a companhia, alvo de denúncias de desvio de recursos.

Para evitar constrangimentos aos principais alvos da oposição, a primeira ação do governo será transformar em convite os 54 requerimentos de convocação já apresentados pelos senadores ACM Junior (DEM-BA) e Álvaro Dias (PSDB-PR).

O relator da comissão e líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), vai apresentar a proposta na reunião da comissão, hoje. Convidados marcam a data do depoimento, não precisam responder a todas perguntas nem fazer o juramento de só dizer a verdade.

Os governistas dizem que o momento é ideal para receber integrantes da cúpula da Petrobras pois ainda não há nenhuma denúncia forte contra a estatal e porque a oposição está empenhada em derrubar José Sarney (PMDB-AP).

Mas, se depender do relator Romero Jucá, os depoimentos devem começar somente em setembro. Ele defende que os integrantes da CPI aproveitem agosto para ler documentos e elaborar perguntas.

Íntegra para assinantes http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0608200910.htm