quinta-feira, 16 de julho de 2009

Pizzaiolos dizem que Lula foi depreciativo

A Confederação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh), em nome de mais de 8 milhões de trabalhadores e 450 sindicatos filiados, lançou nota oficial hoje, condenando a "forma pejorativa e depreciativa" como foi tratada em entrevista do Presidente da República.

Lula, para atacar a CPI da Petrobras, afirmou que os senadores da República eram "pizzaiolos". Em resposta, os trabalhadores publicaram, no portal da entidade, longa nota de repúdio.

"A Contratuh e suas entidades filiadas reiteram sua indignação ao pronunciamento do Exmo. Sr. Presidente e acreditam na plena moralização do país", diz o presidente Francisco Calasans Lacerda.

"Pronunciamento oficial da Contratuh em defesa dos trabalhadores São Paulo, 16 de julho de 2009.

Conforme amplamente divulgado no dia 15 de julho de 2009 pela imprensa, sobre os embates públicos entre Executivo e Legislativo, a profissão de Pizzaiolo ocupou papel de destaque de forma pejorativa e depreciativa, ofendendo diretamente uma profissão digna e que merece respeito de toda a sociedade.

O profissional Pizzaiolo, que se originou como serviçal de Reinos, hoje se ocupa de, democraticamente, produzir o alimento que sacia a fome de ricos e pobres, sendo intolerável a desvalorização do ofício secular, nascido em Nápoles (Itália). Não seria demasiadamente fantasioso que se qualificasse o ofício de Pizzaiolo como atividade artesanal.

O profissional suporta as altas temperaturas do forno à lenha, numa luta incansável contra o tempo, com a destreza de sempre se lembrar de individualizar cada matéria-prima para, por fim, sua obra, a pizza, representada por traços e cores, ser entregue aos clientes, aguçando-lhes os sentidos, como se também arte fosse.

A Contratuh, Confederação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, em nome de mais de 8 milhões de trabalhadores e de seus 450 sindicatos filiados, vem a público externar sua consternação, ao tomar conhecimento da utilização dessa profissão para efeitos de se atribuir conotação depreciativa".

Leia mais http://www.contratuh.org.br/