quarta-feira, 29 de julho de 2009

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões para a Petrobras

Oposição questiona: financiamento é resultado de má gestão

“Por mais que a Petrobras se esforce em convencer a todos que faz uma boa gestão, o financiamento que assinará amanhã com o BNDES mostra que as coisas não são bem assim”, comentou há pouco ao blog o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) ao desembarcar em Curitiba rumo à Maringá para cumprir agenda política.

Autor do requerimento que criou a CPI, em maio, o vice-líder do PSDB no Senado considerou “estranho” o repasse de verbas, “ainda mais de porte tão vultoso – 25 bilhões”. Alvaro Dias salientou, no entanto, que não há nada de errado em emprestar à estatal, mas que o valor chama a atenção. E acrescentou: “isto- o financiamento, é uma consequência do que a CPI vai investigar, que é a má gestão da empresa”.

Memória

Assim que a informação sobre o empréstimo circulou, em novembro de 2008, a oposição questionou o governo sobre o repasse de recursos do BNDES à Petrobras. As explicações não foram dadas. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) disse tratar-se de “um movimento muito importante feito por setores do governo com recursos públicos e com pouca transparência" e acrescentou: “a Petrobras vive uma crise de caixa”.

Em maio deste ano, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) apresentou requerimento criando a CPI da Petrobras. Agora, a imprensa anuncia que será oficializado amanhã (30) o repasse de verba do BNDES para a estatal, no valor de R$ 25 bilhões, com a presença de Lula.