sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Nossos Leitores:

On Sep 2009, Marcos T de Freitas wrote:
Todo mundo está discutindo o pré-sal. Entretanto, porque os Senhores não levantam a primeira e, certamente a única questão fundamental em relação ao petróleo no Brasil.
Brasileiros criaram a Petrobras em 1953. Até 1975, a Petrobras se tornou uma grande IMPORTADORA de petréleo, pois era incapaz e incompetente de descobrir petróleo.
Ai, o Presidente Geisel chorou num discurso, permitindo que alguém fosse descobrir petróleo. E o Brasil, em dez ou quinze anos, tornou-se praticamente independente na questão da energia fóssil.Agora, o Sr.Lula, e seus apaniguados, desejam novamente que o Brasil tenha novamente o monopólio da energia, agora não mais da energia fóssil, mas todas as energias, e, certamente, rapidamente, o Brasil regridirá para a posição e situação de dependente das importações de energia.
A questão não é ideológica, mas, sim, econômica, pois a produção de petróleo em alto mar, nos campos de pré-sal, exigem capitais imensos, e o Brasil poderá arranjar no extrerior, mas, certamente, por métodos bem mais caros ao pretender que vamos extrair por nossos riscos absolutos, e não pelos riscos dos outros e vamos auferir apenas os ganhos (que é o sistema atual de concessão).