domingo, 19 de julho de 2009

''O foco está em grandes empresas''

O Estado de São Paulo - Entrevista

Ex-secretária diz que a Receita 'saiu do pé dos pequenos' e correu atrás do imposto sonegado pelos 'grandes'

Beatriz Abreu

Lina Vieira deixou o comando da Receita Federal convencida de que a causa de sua demissão - a política de concentrar o combate à sonegação nas grandes empresas - "é irreversível". Ela não cita a Petrobrás, mas admite que a ação contra grandes empresas, deixando de lado "os velhinhos", provocou conflito no governo. Lina diz que o foco nos grandes contribuintes, os "tubarões brancos", "incomodou muita gente".

A contundência das declarações contra as grandes empresas que recorrem à compensação de créditos para não pagar imposto e o diagnóstico de que existe corrupção na Receita Federal traem os gestos suaves e a voz pausada. A secretária recebeu a reportagem da Agência Estado no gabinete da Receita, na sexta-feira, minutos antes de recolher as mensagens de apoio dos superintendentes que, na semana passada, se rebelaram contra sua demissão.
A seguir, os principais trechos da entrevista.

Como a sra. soube da demissão?

Na quinta-feira retrasada, o ministro me chamou e disse que precisava mudar o comandar da Receita e teria de ser logo. Na quarta, recebeu os superintendentes e os comunicou que Cartaxo (Otácilio Cartaxo, secretário adjunto) ficaria como interino.

Qual o motivo que ele apresentou para sua demissão?

Ele não apresentou o motivo. Só disse que precisava substituir o comando da Receita.

Por que os superintendentes se revoltaram?

Porque não queriam a minha saída.

Entrevista completa para assinantes http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090719/not_imp404903,0.php