terça-feira, 21 de julho de 2009

Em vez de empresa, abrigo para 60 cachorros

O Globo

Mais uma firma que recebeu verba da Petrobras não funciona em endereço declarado; sócio é o mesmo de outras duas

Maiá Menezes

Especializada em rodeios, marionetes, espetáculos de dança e atividades de sonorização, a Sibemol Promoções e Eventos recebeu da Petrobras, de novembro do ano passado a fevereiro deste ano, R$ 120 mil para realizar o projeto Quilombos Cariocas. No endereço declarado à Receita, no entanto, funciona um canil com 60 cachorros.

A empresa tem como sócio Raphael de Almeida Brandão, também proprietário da R.A. Brandão e da Guanumbi Promoções e Eventos - ambas inexistentes nos endereços declarados à Receita e que receberam R$ 8,2 milhões da Petrobras em 2008, segundo a revista "Veja".

Raphael é sócio minoritário da Sibemol, que divide com o irmão, Luiz Felipe de Almeida Brandão. Na Guanumbi, Rafael é sócio da mãe, Telma de Almeida Brandão. Assim como a R.A. Brandão e a Guanumbi, a Sibemol tem endereço declarado em Jacarepaguá. Na casa, numa ladeira de um bairro de classe média baixa, funciona há pelo menos dois anos um canil, que abriga ainda 200 gatos, segundo o cuidador dos animais, que não quis se identificar. Ele cuida dos bichos, sem explorar comercialmente o negócio, e nada recebe dos donos do terreno.

Clique aqui para ler na íntegra