terça-feira, 21 de julho de 2009

Entrevista com o senador Alvaro Dias

A administração da Petrobras é temerária

Por telefone, em seu escritório político em Curitiba, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), conversou com o blog sobre a CPI da Petrobras. Atendo ao que a mídia publica, o autor do requerimento que criou a comissão, disse que “o senador Romero Jucá (PMDB-RR)- líder do governo no Senado Federal, envia todos os requerimentos sobre a CPI para a direção da empresa em Brasília numa submissão total à empresa”, conforme publicou o Painel da Folha de S. Paulo (21/07). O senador também ironizou o patrocínio da estatal a algumas ONGs: “é uma cachorrada”, fazendo referência a reportagem de O Globo (21/07).

Acompanhe o que disse o senador:

Blog- Qual sua expectativa para o início dos trabalhos da CPI, em agosto?

AD- Vamos nos empenhar ao máximo para que esta CPI não seja chapa-branca. Somos 11 senadores: oito do governo e três da oposição. Este é o grande obstáculo que teremos de superar. A administração da Petrobras é uma temeridade, é claudicante, e o comando da CPI- a presidência e a relatoria ficaram com a base governista- quer blindar a empresa. Todos os requerimentos são enviados por eles para a direção da empresa decidir se pode ou não aprovar.

Blog- Como a oposição está se organizando para iniciar os trabalhos?

AD- Queríamos contratar consultores especializados, gente que entende de Petrobras, e descobrimos que todos os especialistas estão ligados direta ou indiretamente à estatal, seja por empresas terceirizadas, seja por alguma prestação de serviços. É difícil romper este cerco. Meu gabinete, que fica ao lado da sala de reuniões da comissão, está à disposição para instalarmos lá um grupo de apoio. Mas os gabinetes de todos os senadores da oposição também serão utilizados.